facebook instagram flickr youtube blogger
Logo Téssera Companhia de Dança

De dentro para fora – o Artista e a Téssera

2ª Temporada / 40 anos!

O projeto “De dentro para fora - O artista e a Téssera” foi idealizado e produzido pela coreógrafa Helen de Aguiar. Trata-se de uma série de vídeo depoimentos que teve sua estreia em julho de 2020 e, com apresentações inéditas semanais nas redes sociais da Téssera Companhia de Dança da UFPR se estendeu em 2021 para sua segunda temporada.

Repleto de singularidades afetivas, o projeto nasceu para dar voz [artística] aos integrantes e ex-integrantes do elenco da Téssera, com eco nas significações de suas experiências advindas da interação com nosso modo particular de produzir dança.

Nesta segunda temporada o convite foi estendido para que, além da narrativa de suas experiências, os artistas pudessem prestar homenagens e participarem das comemorações dos 40 anos da Téssera Companhia de Dança da UFPR com trabalho contínuo no cenário artístico nacional.

De dentro para fora – o Artista e a Téssera

Projeto criado durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19, ‘De dentro para fora – o Artista e a Téssera’ nasce do anseio de manter a conexão entre a Companhia e os artistas que a compõem. Os vídeo depoimentos trazem à tona sensações e sentimentos de reconhecimento de si através da existência, da fala e da coexistência com o outro, tendo em comum o universo artístico da dança na Téssera Companhia de Dança da UFPR.

Ficha técnica:
Concepção, criação e edição: Helen de Aguiar
Elenco: Alessandra Lahis Tejeira; Ana Luíza Filimberti; Anna Paula Maranhão; Ana Pellegrine Costa; Ana Saldanha; Beatriz Malaquias Pimenta; Bruna Póvoa; Caroline Martins; Daniele Sena Durães;  Fernando Vidal; Flávia Gama Rosa; Juan Silva; Juliane Silveira; Maria Helena Martins; Marina Prado; Mônica Schreiber; Robson Schmoeller; Sissi Valente.

assista aqui

CURSO DE DANÇA MODERNA DA UFPR

A PROEC/COC/Unidade de Dança da Universidade Federal do Paraná abre inscrições para o curso de extensão universitária de Técnica de Dança Moderna/2020.
O Curso aborda elementos de desenvolvimento técnico: exercícios de solo, exercícios de centro axial (alinhamento, postura, equilíbrio, sustentação, giros e saltos), exercícios locomotores (combinações e sequências motoras), e elementos de desenvolvimento criativo: exercícios/jogos de improvisação e conscientização corporal.
O objetivo é reunir artistas e estudantes interessados na formação técnico/artística em dança moderna, com a finalidade de, proporcionar o aprendizado e aprimoramento da técnica de dança moderna, desenvolver e aprimorar habilidades motoras envolvidas na prática da dança moderna e estimular e ampliar os repertórios de dança.

Serviço:
Curso de Dança Moderna da UFPR (Curso gratuito)
Período do curso: março a novembro de 2020 – segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 15h30
Local: Unidade de Dança Moderna
Universidade Federal do Paraná - Prédio Histórico
Praça Santos Andrade, 50 – Centro
Informações: (41) 3310-2708 – (tarde)

TÉSSERA Companhia de Dança da UFPR

Pça. Santos Andrade, 50 - 1º andar